Qual a precisão dos aplicativos de celular para medir decibéis

Em Todas , Poluição Sonora no Ambiente Hospitalar , Biblioteca de Conteúdos , Casas Noturnas , Por Daniel


Atualmente, existem inúmeros aplicativos de celular para download gratuito no Google Play Store e na Apple Store, com a função de medidores de decibéis. Porém, como os aplicativos utilizam o microfone interno do smartphone ou tablet, eles não oferecem medidas de ruído confiáveis.
Isto é porque:

    1) O decibelímetro e seu microfone devem atender a norma IEC 6172-1: 2002 (classe 1 ou 2) para estar em conformidade com os padrões internacionais de medição de ruído. Para medições confiáveis, o microfone e o medidor de ruído devem ser calibrados. E não é possível calibrar o microfone interno nem os aplicativos para smartphone.

    2) Existe uma variedade de modelos de smartphones disponíveis no mercado, criando um grande potencial para variações significativas em sua precisão e desempenho, permitindo assim, que surjam discrepâncias. Foram feitos testes usando o mesmo aplicativo em vários dispositivos diferentes e em um ambiente industrial controlado: Houve diferenças entre -28dB(A) e + 10dB(A) quando comparado a um medidor calibrado.

    3) Na maioria dos smartphones, o microfone interno está posicionado na borda inferior do dispositivo, o que afeta a resposta de frequência do dispositivo. Tendo em vista a finalidade principal desses microfones embutidos, eles também são projetados para filtrar algumas frequências e ruídos.

    4) A curva de ponderação A cobre a faixa de frequência audível entre 20 Hz e 20 kHz com um filtro que se aproxima da sensibilidade do ouvido humano.

Portanto, o valor ponderado A de uma fonte de ruído é uma aproximação a forma como o ouvido humano percebe o ruído. Um aplicativo para smartphone jamais irá alcançar a exatidão da curva de ponderação A dB(A).

Fica claro que, tanto os smartphones quanto os aplicativos para smartphones não foram projetados para atender a padrões tão rigorosos. Pois ambos não atendem aos padrões classe 2 e não devem ser utilizados para fins de medição de ruído.

É fortemente recomendado que você utilize medidores de decibéis profissionais de um fabricante estabelecido para suas medições de ruído, em vez de usar alternativas menos precisas, como aplicativos de celular ou medidores de ruído baratos. Na verdade, pouco importa identificar quais são os melhores aplicativos ou recomendar uma plataforma (iOS ou Android) em detrimento a outra, mas sim, a questão da discrepância nas medições que podem surgir como resultado.

Analisador de Ruído da Medisom - Sowar SW-830: Conheça a nossa solução

Acesse o nosso site para saber como a Medisom ajuda os hospitais a reduzirem o ruído: Acesse nosso site


Comentarios