O que é Leq

Em Todas , Biblioteca de Conteúdos , Por Daniel

Se você já realizou algum tipo de medições de ruído, provavelmente já se deparou com o termo Leq ou Ruído Equivalente Contínuo. Mas o que é e como ele pode te ajudar caso você precise medir um ruído ao longo do tempo?

Imagine que você trabalha em um agitado canteiro de obras que funciona durante todo o dia. Você tem escavadeiras, guindastes, caminhões e outras máquinas, todos trabalhando de forma intermitente e criando ruído. Você também tem operários usando britadeiras, bate-estacas, furadeiras e outras ferramentas eléctricas.

O problema aqui é que o nível de ruído dificilmente será constante. Então, como você faria para descrever o nível do ruído ao longo de um dia de trabalho de 8 horas com tantas variações? É aí que entra o Leq. 


Leq: Nível de Ruído Contínuo Equivalente

Simplificando, o Leq é o nível de pressão sonora médio durante um período de tempo. Leq é frequentemente descrito como o nível "médio" de ruído durante uma medição de ruído, que, embora esteja tecnicamente incorreto, é muitas vezes a maneira mais fácil de pensar em Leq.

Se o ruído estiver variando consideravelmente, a energia sonora média ao longo de um período de tempo de medição será um parâmetro muito útil. É por esta razão que o Leq é muitas vezes chamado de nível contínuo equivalente.

Este é um descritor de ruído amplamente utilizado e adotado em muitos países desenvolvidos. Tecnicamente é o nível de ruído constante que, sob um dado período de tempo e situação, contém a mesma energia acústica que as variações do nível do ruído no tempo. Como o Leq mede a quantidade de energia de um ruído ao longo de um período de tempo, dois ruídos com características diferentes, tais como, um ruído flutuante (ex.: rodovia) ou um ruído impulsivo (ex.: martelar), podem ter o mesmo Leq no tempo.


Calculando o Leq

O desafio com o cálculo manual do Leq é que decibéis (dB) são baseados em escalas logarítmicas. Se você tem uma máquina gerando um ruído de 80 dB, o dobro desse nível de ruído não seria 160 dB, mas sim 83 dB, ou seja, um acréscimo de 3 dB. Pareceu confuso? Culpa da escala logarítmica.

Bom, existem várias maneiras e várias fórmulas pra se calcular o Leq. Esta abaixo é uma dessas fórmulas:



·    Leq = Nível de pressão sonora contínuo equivalente [dB]

·    P0 = Nível de pressão de referência = 20μPa

·    PA = Pressão sonora obtida em Pa

·    T1 = Tempo do início da medição

·    T2 = Tempo do término da medição

 

A boa notícia é que existem outras opções:

·         Alguns medidores de ruído profissionais disponíveis no mercado são capazes de calcular automaticamente o valor do Leq durante e após a sua medição for concluída.

·         Atualmente existem ainda sistemas mais avançados que monitoram os níveis de ruído continuamente em tempo real e transmitem esses dados para um servidor na internet, onde você pode saber, através de relatórios, o valor do Leq do período que desejar.


Usando Leq nas suas medições

Agora você tem o nível de ruído contínuo equivalente, o que pode realmente fazer com ele?

Hoje o Leq é o preferido pela maioria dos países como métrica para, por exemplo, medir a exposição dos trabalhadores ao ruído. Porque não há nenhuma constante de tempo e pela sua excelente correlação com os efeitos danosos do ruído à audição e à saúde humana.

Para avaliar mais precisamente o risco de danos auditivos, é recomendado medir o Leq utilizando a ponderação A de frequência. Isto faz com que o equipamento utilizado para medir o nível do ruído imite o desempenho do ouvido humano, no que se refere a detectar frequências audíveis. Quando a ponderação A de frequência é aplicada, você deve apresentar suas leituras como LAeq ou Leq dBA. Para saber mais sobre ponderação de frequência A e C clique AQUI.

Leq também é um parâmetro essencial no monitoramento do ruído ambiental, especialmente se aplicado no planejamento para avaliar a probabilidade de reclamações. Em determinadas medições diárias de ruído comunitário, é importante levar em conta as diferentes respostas das pessoas ao barulho durante o dia e durante a noite. Durante a noite, os níveis do ruído de fundo exterior são geralmente mais baixos do que durante o dia. A maioria do ruído domiciliar também diminui à noite, sendo assim, os ruídos intrusos tornam-se mais perceptíveis. As pessoas são mais sensíveis ao ruído durante a noite do que durante outros períodos do dia.


Leq para ruídos contínuos, flutuantes e impulsivos.

O ruído ambiental é na maioria das vezes instável. Mas há algumas exceções. O ruído do ar condicionado é relativamente estável.

Um ruído flutuante possui considerável variação da sua magnitude ao longo do tempo. Como exemplos temos o ruído proveniente de uma autoestrada, de um show de rock e do sobrevoo de helicópteros.

Para um ruído impulsivo, o nível aumenta acentuadamente e, em seguida cai rapidamente. Exemplos incluem martelar, ruído de tiros e de fogos de artifício.

Em determinados tipos de ruído ambiental, como ruído de trafego, por exemplo, pode ser importante analisar uma condição sonora tanto pelo LAeq como pela distribuição estatística dos níveis de pressão sonora. Então, dependendo do propósito da medição, os índices estatísticos LA10, LA50 e LA90 devem estar representados juntamente com o LAeq. Para saber mais sobre Índices Estatísticos de Ruído clique AQUI .

 Quer saber tudo sobre medição de ruídos? Acesse nossa Biblioteca de Conteúdos



Comentarios