Índices Estatísticos de Ruido Ln

Em Todas , Biblioteca de Conteúdos , Por Daniel

O ruído de diferentes fontes pode ser medido e descrito de maneiras diferentes. Existem formas alternativas para medir e descrever, até os mesmos tipos de fonte de ruído! Os cientistas têm realizado pesquisas e estudos de laboratório com o objetivo de desenvolver indicadores para melhor correlacionar as respostas da comunidade às várias fontes de ruído ambiental. Em alguns casos, esta distribuição estatística pode fornecer indicadores de ruído de especial utilidade.

Na maioria dos casos, os sons e ruídos que ouvimos não são constantes. Além da variação de tons, a intensidade ou o nível de pressão sonora de um ruído muda com o tempo. Os índices estatísticos Ln, representam o nível de pressão sonora excedido para "n" por cento do tempo de medição. Em outras palavras, durante "n" por cento do tempo, as flutuações dos níveis de pressão sonora foram maiores do que o nível Ln. Estes indicadores podem ser obtidos, por meios estatísticos, através da análise das amostras dos níveis do ruído.

Se o ruído é medido na escala de ponderação A, os valores de Ln são, muitas vezes, escritos como LAN.

A mudança de amplitude de um som ou ruído ao longo do tempo pode ser representada por este gráfico.


Índices Estatísticos L10, L50 e L90
Os indicadores para índices estatísticos mais utilizados são L10, L50 e L90. Também é prática comum, quando se deseja avaliar o ruído de um ambiente, utilizar um medidor de nível de som (sonômetro) com capacidade para medição desses índices estatísticos.

L10 é o nível excedido durante 10% do tempo de medição. Para 10% do tempo, o som ou o ruído tem um nível de pressão sonora acima do valor de L10. Para o resto do tempo, o som ou o ruído tem um nível de pressão de som igual ou inferior a L10. Este indicador representa, com boa probabilidade, o nível de pressão sonora referente a eventos esporádicos ou intermitentes.

L50 é o nível excedido durante 50% do tempo de medição. Ele indica, estatisticamente, o ponto médio das leituras de ruído. Representando, dessa forma, uma média dos níveis do ruído flutuante.

L90 é o nível excedido durante 90% do tempo de medição. Durante 90% do tempo, os níveis de ruído estiveram acima deste nível. Para efeitos práticos e quando se adotam técnicas estatísticas, considera-se o L90 como nível de ruído de fundo ou ruído residual.

Para um som que varia a sua amplitude ao longo do tempo, L10 é maior que L50, que por sua vez é maior do que L90. O gráfico abaixo ilustra L10, L50 e L90.


Uso do índice L10 para descrever o ruído de tráfego

O trabalho inicial sobre o ruído de tráfego foi feito na Inglaterra por volta de 1960. Foi realizada uma extensa pesquisa apontando que o descritor L10 (18 horas), que é o nível de ruído excedido durante 10% do tempo entre 06 horas da manhã e meia-noite, foi bem correlacionado com a resposta da comunidade. O L10 (18 horas) de 68 dB (A) medidos a 1 metro da fachada das habitações foi adotado no Reino Unido como o critério de elegibilidade para o isolamento acústico.

Você quer saber tudo sobre medição de ruídos? Acesse nossa Biblioteca de Conteúdos


Comentarios